Expressão ‘facial’ revela como cães diferenciam donos de estranhos

Foto - https://www.instagram.com/rosediasnakamura



Expressão ‘facial’ revela como cães diferenciam donos de estranhos

Quando seu cachorro demonstra gostar de você, ele abana o rabo, certo? Em termos. Segundo pesquisa feita com 12 cães de diferentes raças, os animais levantam a “sobrancelha” esquerda em uma primeira demonstração do reconhecimento do dono.
Essa e outras particularidades foram descobertas em um experimento que colocou os animais de estimação atrás de uma cortina que era aberta rapidamente, revelando quatro surpresas por apenas 800 milésimos de segundo: eles poderiam ver o dono, uma pessoa desconhecida, um brinquedo preferido ou um objeto que ele sentisse medo.
Os cães tiveram pontos marcados em suas faces (especificamente no centro do crânio, nas orelhas e nas áreas acima dos olhos, a “sobrancelha” como foi apelidada no estudo), permitindo aos cientistas detalhar mudanças de feição realizadas em cada uma das situações.
Assim, foi descoberto que o cão levanta as duas áreas acima dos olhos ao encarar subitamente um estranho – mas ergue mais alto ainda a “sobrancelha” esquerda quando reconhece o dono.
Já o brinquedo favorito não empolga muito o animal: nenhuma das raças esboçou uma reação especial ao ver uma bolinha, por exemplo. O objeto indesejado – que, no estudo, foi um cortador de unhas -, contudo, fez com que os cachorros movessem levemente para trás suas orelhas direitas, demonstrando cautela.
A pesquisa, veiculada no periódico científico Behavioural Processes, ressalta mais detalhes sobre o funcionamento cerebral desses animais de estimação e já levanta controvérsias ao atribuir ao lado esquerdo do cérebro comportamentos antes ligados ao lado direito do órgão. (Fonte: UOL)

4 comentários:

  1. Olá querida Rose, como você está?
    Estou com saudades da sua presença lá no meu cantinho!

    Sabe, adorei essa notícia sobre o reconhecimento dos cães pelos seus donos! É bastante divertido saber que eles arqueiam a sobrancelha esquerda!! Bem legal mesmo!!!
    Agora vou prestar bastante atenção!!

    Beijos e uma semana maravilhosa!! :)))

    ResponderExcluir
  2. O negócio é começar a prestar atenção na face do meu cachorro pra ver se realmente ele gosta de mim ...kkkk

    ResponderExcluir
  3. Olá Rose Nakamura,
    Parabéns pelo lindo blog e pelo artigo que nos trouxe foi bastante esclarecedor porque eu achava que era pelo abano do rabo.

    ResponderExcluir
  4. muito interessante o artigo e foi ótimo saber..... !!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Será um prazer ler seu comentário. Porém
NÃO PUBLICAREMOS
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.



Gostou Compartilhe

leia mais



ultimas postagens

Arquivo

Marcadores

visualizações

Uso das imagens

Algumas das imagens aqui divulgadas não são de minha autoria. Se alguma imagem for sua e você desejar que ela seja creditada ou retirada, por favor, entre em contato.