Por que o mar Morto tem esse nome?


Porque o excesso de sal nas suas águas torna a vida praticamente impossível por ali. Com exceção da bactéria Haloarcula marismortui, que consegue filtrar os sais e sobreviver nesse cemitério marítimo, todos os organismos que chegam ao mar Morto morrem rapidamente. Outra característica curiosa é que ninguém consegue afundar nas suas águas, graças novamente à alta concentração salina, que o torna muito mais denso do que o corpo humano. Os oceanos têm uma média de 35 gramas de sal por litro de água, enquanto o mar Morto tem quase 300 gramas. Isso se deve basicamente a sua localização - na divisa entre Israel e Jordânia. A região é quente e seca, o que acelera a evaporação e impede a reposição da água pela chuva - em um ano chove tanto quanto um dia chuvoso em São Paulo. Além disso, o mar Morto é o local mais baixo do planeta: alguns pontos ficam a mais de 400 metros abaixo do nível dos oceanos. Isso significa que grande parte das partículas que se soltam dos terrenos a sua volta escoam em sua direção. Para piorar, o rio Jordão, que ajuda a alimentá-lo, foi desviado em várias partes para irrigar plantações. Ou seja, com o perdão do trocadilho, o mar Morto está morrendo. O diretor do Instituto Geológico Israelense, Amos Bein, garante que ele não corre risco de secar completamente, mas, por via das dúvidas, já está em fase de planejamento o "Canal da Paz", um aqueduto de mais de 80 quilômetros que puxaria água do mar Vermelho para salvar esse "defunto".

por Artur Louback Lopes

Fonte- Mundo Estranho

Fonte Foto- http://meioambiente.culturamix.com

10 comentários:

  1. Uma curiosidade que sempre tive, bem explicada aqui.
    Pena que esteja morrendo.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Muito interessante a história do rio Morto .Estava morrendo , mas ainda pode ressuscitar.Ainda bem.Bjs

    ResponderExcluir
  3. Não fazia ideia, muito interessante!

    Ana from The Soulmates

    ResponderExcluir
  4. Muito legal sua matéria, não sabia, ótima informação, bom ter vc de volta, sempre ia no seu blog ou no dihitt para ver novidades, muito bom que voltou, forte abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Olá, adorei o seu blog, ao ler alguns posts, vi que você é uma pessoa esforçada que só quer falar e ser ouvida na blogosfera, assim como eu. Posso dizer que gostei muito do que li, vc tem um potencial enorme e sei que será um grande blog de fácil entendimento e conteúdo gostoso de ler. Sou Luciana Shirley do blog http://coisasecoisasdalu.blogspot.com.br/ se desejar me visite e siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
  6. Olá, adorei o seu blog, ao ler alguns posts, vi que você é uma pessoa esforçada que só quer falar e ser ouvida na blogosfera, assim como eu. Posso dizer que gostei muito do que li, vc tem um potencial enorme e sei que será um grande blog de fácil entendimento e conteúdo gostoso de ler. Sou Luciana Shirley do blog http://coisasecoisasdalu.blogspot.com.br/ se desejar me visite e siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
  7. Eu já sabia, mas você trouxe cultura extra.
    Super legal.
    Bjs!

    http://maximusunhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. nossa muito legal essa informação sempre quis saber pq as pessoas não afundam no mar morto adorei o post bjooo

    http://wwwjuniamariseblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie , Adorei seu Blog , já estou seguindo cheguei aqui através do Blog Divulgação entre Blogs , dos bLOGS AFILIADOS , bEIJÃAAAAAAAAAAAAAO Segue o meu tbm : http://sempremaquiada2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Será um prazer ler seu comentário. Porém
NÃO PUBLICAREMOS
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.



Gostou Compartilhe

leia mais



ultimas postagens

Arquivo

Marcadores

visualizações

Uso das imagens

Algumas das imagens aqui divulgadas não são de minha autoria. Se alguma imagem for sua e você desejar que ela seja creditada ou retirada, por favor, entre em contato.