Recife tem Muro das Lamentações e recebe 1,5 mil pessoas por mês

muro de lamentações
As paredes da Primeira Sinagoga das Américas, a Kahal Zur Israel, localizada em Recife, Pernambuco, estão sendo usadas como Muro das Lamentações. Mensalmente cerca de 1,5 mil pessoas passam por ali e depositam seus bilhetes com pedidos de oração nas frestas das paredes que não foram rebocadas.
Desde de 2002 o local funciona como museu, mas muitos visitantes reconhecem a sacralidade do local que funcionou como sinagoga entre 1636 e 1654.
A história do local remete ao tempo em que a capital pernambucana era ocupada por holandeses. Kahal Xur Israel foi construída por judeus portugueses que se refugiaram na Holanda durante a Santa Inquisição e quando chegaram ao Brasil construíram a Kahal Kadosh Zur Israel, que significa Santa Congregação Rochedo de Israel.


Quem visita o museu ciente de sua importância religiosa e histórica deixa ali uma mensagem que só é retirada pelos funcionários se vier a cair no chão. A gestora do local que abriga o Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco, Tânia Kaufman, confirmou ao Estadão que ninguém lê esses bilhetes, garantindo a privacidade dos fiéis.
O costume de deixar pedidos de oração no muro faz com que o espaço seja comparado com o Muro das Lamentações de Israel onde milhares de pessoas fazem suas súplicas pedindo ou agradecendo por bênçãos alcançadas. O muro que é famoso mundialmente é na verdade o resquício da antiga muralha que cercava o Templo de Jerusalém e que foi destruída pelos romanos nos anos 70 d.C..
texto-por Leiliane Roberta Lopes

10 comentários:

  1. Olá,
    Amei seu blog e já estou seguindo se puder retribuir segue o meu e curte minha página.
    Blog:http://femmemakiup.blogspot.com.br/

    Página :https://www.facebook.com/Luisamakiup
    Beleza Fashion

    ResponderExcluir
  2. Oi que bom saber notícias de Pernambuco não sabia disso não,te conheço do dhitt reconheci uns amigos de lá,já sigo seu blog e agora curto e sigo no G+ puder retribuir agradeço.bjs
    http://www.simonebastos2007.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone
      Eu sigo vc já faz um tempinho
      e curto sua fanpage tb.
      bjus

      Excluir
  3. oii tem selinho pra vc la no blog se puder da uma passadinha la. obrigada bjs
    http://jakuniversofeminino.blogspot.com.br/2013/08/selinho.html

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Rose.
    Belíssimo artigo.
    Bjs
    Lúcia

    ResponderExcluir
  5. Olá Rose Nakamura,
    É essa energia que alimenta todas as crenças e religiões do planeta, desde os primórdios da humanidade. Milhares de pessoas frequentam os templos mais diversos, ou se voltam para seu santuário interior, no exercício dessa força, buscando consolo ou respostas para suas indagações e problemas cotidianos.

    ResponderExcluir
  6. Oi vi seu blog na lista do siga-me,já estou te seguindo,vem seguir o meu também.Bjs
    www.crochetelinhasdaciene.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ola Rose Nakamura muito bom seu blog ta de parabens estou te seguindo valeuu estou te seguindo tbm acessa aí comenta la nos meus blogs acessa aí

    http://juniorcis.blogspot.com
    http://junior-juniorcis.blogspot.com


    grato


    junior

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Será um prazer ler seu comentário. Porém
NÃO PUBLICAREMOS
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.



Gostou Compartilhe

leia mais



ultimas postagens

Arquivo

Marcadores

visualizações

Uso das imagens

Algumas das imagens aqui divulgadas não são de minha autoria. Se alguma imagem for sua e você desejar que ela seja creditada ou retirada, por favor, entre em contato.