Como o Sol queima a pele?

Foto- Rose Nakamura
Os responsáveis pelas queimaduras são os raios ultravioletas, que são classificados em UVA e UVB. Basicamente, a diferença entre eles é que o UVA penetra na pele e o UVB, não. Quando o UVB atinge a pele, os vasos sanguíneos se dilatam, formando o eritema, nome técnico para a vermelhidão. E, junto com a cara de pimenta, vem a ardência. Isso ocorre porque os raios UVB ativam uma substância presente no corpo chamada prostaglandina. Quando liberada, ela deixa as células nervosas receptoras da dor extretamente sensíveis. E, se o UVB pode ser vilão no embelezamento do verão, o UVA tende a ser aliado. Afinal, esses raios estimulam mais a atividade de melanócitos, as células produtoras da melanina, resultando no bronzeamento da pele.
VERMELHO ATRASADO
Você saiu da praia aparentemente branco, mas, à noite, surpreendeu-se com o visual "moldura da capa da SUPER" que adquiriu. Isso é normal. O efeito dos raios UVB é tardio, aparecendo em média de seis a 24 horas depois da exposição ao Sol.

CASQUINHA PRAIANA
Quando tomamos muito sol, o aumento da melanina não causa apenas bronzeamento. Os raios solares atravessam a camada mais superficial da pele, que funciona como uma barreira contra as agressões externas. O UVA atinge o DNA das células, que ressecam e morrem. Essa camada de células mortas é a pele descascada - um ícone do verão.


Fontes Ana Paula Garcia, dermatologista pela Faculdade do ABC; Carla Vidal, membro da Academia Americana de Dermatologia e Carlos Barcaui, diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Fonte que pesquisei - http://super.abril.com.br/

2 comentários:

  1. Oi Rose!Ótimo post !Obrigada por compartilhar.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Realmente, sol é fatal para a pele. Por outro lado, é uma necessidade do organismo. Esteticamente falando, acho pele bronzeada mais atraente que "branco escritório".

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Será um prazer ler seu comentário. Porém
NÃO PUBLICAREMOS
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.



Gostou Compartilhe

leia mais



ultimas postagens

Arquivo

Marcadores

visualizações

Uso das imagens

Algumas das imagens aqui divulgadas não são de minha autoria. Se alguma imagem for sua e você desejar que ela seja creditada ou retirada, por favor, entre em contato.