O grito do Ipiranga aconteceu como no quadro?

quadro da independência

O quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo, também conhecido como Grito do Ipiranga, é o principal símbolo da proclamação da Independência do Brasil, que é comemorada em 7 de setembro. A imagem, no entanto, não é exatamente uma fotografia do momento em que D. Pedro 1º recebeu a carta que o deixou irado e o levou a pronunciar a famosa frase: “Independência ou Morte”.
Enquanto a independência do Brasil foi proclamada em 1822, Pedro Américo só foi terminar de pintar o quadro em 1888, em Florença, na Itália. A obra foi encomendada pela Família Real, que investia na construção do Museu do Ipiranga, hoje oficialmente chamado Museu Paulista, que fica em São Paulo (SP). A ideia era ressaltar a monarquia - que já estava cambaleando e caiu em 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República. 
Pedro Américo era um pintor histórico, que foi autor de outras obras com o mesmo cunho, como Batalha do Avaí, que retrata um dos eventos da Guerra do Paraguai. Também nesse caso, ele não estava presente. Assim, o Grito do Ipiranga é um quadro simbólico como várias outras pinturas históricas espalhadas pelo mundo.

4 comentários:

  1. Olá querida amiga Rose,

    Saudades...
    Muito interessante seu post.
    Gostei. Não havia pensado nesse assunto. Foi legal saber.
    Beijos com carinhoso e fraternal abraço,
    Vovó Lili

    ResponderExcluir
  2. Pois é, esse quadro foi só uma maneira bonita de ilustrar um acontecimento histórico. Realmente não ocorreu dessa maneira, como podemos ver na história.

    http://indagacoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!JESUS É O SENHOR!

    Quando eu pensei em colocar um ponto final,
    Deus acrescentou reticências e disse:
    "Continua, não é o fim."

    http://insondaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Será um prazer ler seu comentário. Porém
NÃO PUBLICAREMOS
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.



Gostou Compartilhe

leia mais



ultimas postagens

Arquivo

Marcadores

visualizações

Uso das imagens

Algumas das imagens aqui divulgadas não são de minha autoria. Se alguma imagem for sua e você desejar que ela seja creditada ou retirada, por favor, entre em contato.