Por que ler dá sono?

Não é ler um livro que dá sono, claro, mas substâncias químicas que agem no corpo. Uma delas é a adenosina, que se acumula ao longo do dia. Quanto mais adenosina, maior o sono, explica Fábio Haggstram, diretor do Centro de Distúrbios do Sono do Hospital São Lucas, de Porto Alegre. Ou seja, o problema, na verdade, é a hora da leitura. Experimente ler em outro horário. Você pode até sentir preguiça, não conseguir nem virar a página e se entediar. Mas não terá sono.

Já a segunda substância envolvida é a melatonina. Ela regula o sono, pois é liberada quando o ambiente escurece. Por isso dormimos, normalmente, à noite. E, como a luz inibe a produção de melatonina, quem lê no tablet, por exemplo, tende a sentir menos sono do que quem lê no papel. É por esse mesmo motivo que é mais fácil passar horas na internet ou vendo televisão do que ler um bom livro de madrugada. Não se sinta culpado se a TV estiver mais agradável às 4h.

Três dicas para não dormir
Ponha a leitura em dia antes de cair no sono

1. Começou a bocejar? Levante e dê uns pulinhos. Estar acordado é reagir a estímulos, e esse pequeno exercício nada mais é do que um estímulo motor. De quebra, vai ajudar a quebrar a monotonia.

2. Ler em voz alta exercita outras partes do cérebro, como o lobo temporal (relacionado à audição) e o lobo frontal (relacionado à produção da fala), e vai acabar com aquela preguiça momentânea.

3. Leia sentado. É lógico: a não ser que você tenha problema na coluna, é mais difícil dormir sentado do que deitado, já que, para dormir, é preciso relaxar toda a musculatura, o que não ocorre sentado.



por Cristine Kist

Fonte- imagem e texto http://super.abril.com.br/

9 comentários:

  1. Rose,

    Obrigada pelas informações e dicas, aproveitei e li para Laura.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Legal as dicas. Agora já sei o que fazer quando bater aquele sono na hora da leitura.

    bjs

    http://blogdalu2013.blogspot.com.br

    vai ter sorteio no meu blog. aparece.

    ResponderExcluir
  3. boa dica!
    passo a noite no PC mais lendo um livro hoje não da e eu sofro por esse motivo e não sabia o porque!

    ResponderExcluir
  4. muito interessantes todas essas informações, bom saber...

    ResponderExcluir
  5. Interessante esse negócio de substâncias químicas liberadas, pois acho que não as tenho. rsrs Sou tão fã da leitura que leio sempre na cama à noite e se a leitura está boa nunca me deu sono.
    beijos, minha linda

    ResponderExcluir
  6. Interessante esse negócio de substâncias químicas liberadas, pois acho que não as tenho. rsrs Sou tão fã da leitura que leio sempre na cama à noite e se a leitura está boa nunca me deu sono.
    beijos, minha linda

    ResponderExcluir
  7. Saudações,
    não sabia desta. Bacana a postagem e as dicas.
    Ah, depois que descobri os ebooks e epubs passei a gostar ainda mais de leitura. Agora posso levar uma biblioteca inteira para onde for.
    Cordial abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rose! Adorei o seu texto... Sempre quis uma explicação para este "fenômeno" na hora de ler um livro principalmente antes de dormir, rs... Agora está tudo explicado, bjs!

    ResponderExcluir
  9. Valeu amiga Rose por nos trazer interessante complemento ao conhecimento ato de Ler e o do Sono se tem ou não a ver e pode saborear belíssima leitura quanto: "Não é ler um livro que dá sono, claro, mas substâncias químicas que agem no corpo. Uma delas é a adenosina, que se acumula ao longo do dia. E assim por diante, e RFegistro aqui o meu sejo de um Bom domingo para vc e sua família, ok!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Será um prazer ler seu comentário. Porém
NÃO PUBLICAREMOS
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.



Gostou Compartilhe

leia mais



ultimas postagens

Arquivo

Marcadores

visualizações

Uso das imagens

Algumas das imagens aqui divulgadas não são de minha autoria. Se alguma imagem for sua e você desejar que ela seja creditada ou retirada, por favor, entre em contato.