Selos das Nações Unidas ilustrados por biólogo português



O biólogo e e liustrador científico Fernando Correia, diretor do Laboratório de Ilustração Científica da Universidade de Aveiro, é um dos autores de quatro dos 12 selos lançados a 10 de outubro pela Administração Postal das Nações Unidas (UNPA). 
A 21ª edição filatélica é dedicada a espécies de vertebrados noturnos ameaçadas de extinção e pretende chamar a atenção para a necessidade de proteção urgente das mesmas, para que não desapareçam da face da Terra. 
A Fernando Correia coube a ilustração do Tapir-da-Malásia (Tapirus indicus), uma espécie de lémur de Madagascar (Eulemur mongoz), o Gato-de-cabeça-chata da Malásia (Prionailurus planiceps) e o Aye-aye, um primata aparentado com os lémures (Daubentonia madagascariensis). A imagem do Tapir foi a eleita para a capa da coleção filatélica de 2013 que já foi editada nos EUA, na Áustria e na Suíça. Mais de 800 mil exemplares já estão em circulação. 
Para o cientista, que tem vários trabalhos publicados e expostos em livros e museus internacionais, estas ilustrações foram "um desafio aliciante". Fernando Correia teve de apresentar os primeiros esboços quinze dias após o primeiro contacto e desenvolver e concluir o trabalho noutros quinze dias.
 Como biólogo, o ilustrador português procurou dar "mostrar em todos eles um pormenor da sua ecologia ou biologia, indo assim além do clássica figuração da espécie em causa em corpo inteiro". Além de chamar a atenção do leitor "para os olhos, que são a imagem de marca de animais noturnos", o autor procurou também mostrar o habitat no cenário de fundo, e a forma como se alimentam ou cuidam das crias. 
As outras duas convidadas da ONU para ilustrar esta coleção foram a italiana Sara Menom e a canadense Emily Damstra, que desenharam mais quatro selos cada uma. 

Fonte e imagem http://expresso.sapo.pt/selos-das-nacoes-unidas-ilustrados-por-biologo-portugues=f835767

Um comentário:

  1. Que linda essa capa! Ele representou muito bem o ambiente de vida do Tapir. Os olhos são o mais marcantes, chamam atenção e despertam nossa curiosidade de saber quem são esses bichos quase extintos! Adorei.

    http://gotinhasesperanca.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Será um prazer ler seu comentário. Porém
NÃO PUBLICAREMOS
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.



Gostou Compartilhe

leia mais



ultimas postagens

Arquivo

Marcadores

visualizações

Uso das imagens

Algumas das imagens aqui divulgadas não são de minha autoria. Se alguma imagem for sua e você desejar que ela seja creditada ou retirada, por favor, entre em contato.