DRENAGEM LINFATICA X MASSAGEM MODELADORA

massagem modeladora x drenagem linfática


Similares opostas ou totalmente nocivo em conjunto?

O modismo tem crescido no mercado de terapias manipulativas e não apenas os massoterapeutas sem estudo, mas outros oportunistas, visando lucro inventam “pseudo técnicas” que as vezes perduram e não passam em apenas um verão...Visando dirimir as dúvidas sobre DLM e a pseudo masso modeladora o que temos a falar:?:::
Alguns pensam que são técnicas correspondentes ou seja que trabalham juntas, mas na verdade a drenagem linfática e massagem modeladora NÃO são a mesma coisa!
Pelo contrário, uma é o oposto da outra e agem de forma diferente no organismo.
Uma trata o edema (inchaço) a outra trata a gordura localizada!
Infelizmente ainda há muitas pessoas com dúvidas sobre as diferenças entre os dois métodos, o que pode levar a escolher uma opção equivocada ou ter a impressão de que são a mesma coisa.
Para acabar com qualquer questão que vocês tenham sobre estes dois procedimentos é preciso entender um pouco da fisiologia do sistema linfático!
O sistema linfático é um sistema paralelo ao sistema circulatório onde todo o excesso de substâncias e líquidos de peso molecular maior são absorvidas, filtradas e futuramente despejadas no sangue. É a chamada linfa! Esse sistema NADA tem a ver com gordura!
Esse sistema linfático está muito superficial no nosso corpo e é por isso que a drenagem linfática é LEVE E SUPERFICIAL!
Vale ressaltar também que diferentemente do sistema circulatório, o linfático não possui uma bomba para impulsionar a linfa, que é o caso do coração para o sangue, por isso o sistema é LENTO! Portanto a massagem deve ser LENTA!
Com base nisso, vamos falar das duas técnicas em questão:
- Drenagem linfática: A linfa conhecida pelos médicos do passado como Claudio Galeno foi um licor que pouco se estudou durante anos até que o casal Dinamarquês Emil e Strid Vodder chegaram no cenário da saúde. Este tratamento deve ser completamente INDOLOR, LEVE E LENTO! Consiste em técnicas de massagem específicas de bombeamento por todo o corpo para melhorar o fluxo linfático. Ele ajuda a eliminar as toxinas do corpo, ativa toda a circulação linfática e também sanguínea, diminui o inchaço, fortalece o sistema imunológico além de regular a atividade intestinal.
É indicado para tratar: retenção de líquidos (edemas), acne, celulite, TPM, cansaço das pernas. É muito recomendado no período pré e pós-operatório, principalmente de cirurgias plásticas. Atenção as devidas restrições quanto a patologias. Atualmente a DLM como é conhecida é utilizada por osteopatas, Fisioterapeutas, Massoterapeutas e Esteticistas.
- Massagem modeladora: Falar da massagem modeladora fica difícil pois não tem origem certa, mas apregoa-se a ela muitos benefícios. É conhecida também por fazer parte das ditas práticas de massagem corporal. Consiste em uma série de massagens mais intensas em regiões localizadas do corpo seu o objetivo é o combate a gordura localiza, celulite (Lipodistrofia Ginoide) e flacidez. A técnica que apregoa maior intensidade melhora a circulação sanguínea e esvazia as células adiposas, sendo capaz de modelar e amenizar as curvas do corpo, para deixa-lo com um contorno mais delineado. Mas atenção: apesar da massagem ser vigorosa NUNCA pode ficar roxo(eritema) Fiquem atentos a isso! 
Em geral poucos são os terapeutas que fazem uso do método modelador. Encontra-se Esteticistas ,massoterapeutas lançando mão desta técnica.
abramc- Um novo conceito em saúde


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Será um prazer ler seu comentário. Porém
NÃO PUBLICAREMOS
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.



Gostou Compartilhe

leia mais



ultimas postagens

Arquivo

Marcadores

visualizações

Uso das imagens

Algumas das imagens aqui divulgadas não são de minha autoria. Se alguma imagem for sua e você desejar que ela seja creditada ou retirada, por favor, entre em contato.