Aprenda a guardar os lençois-Enxoval

Conforto e praticidade-jogo de lençol novo

Para uma vida saudável e um sono tranquilo e confortável - É importante cuidar bem de nossos lençóis. Achei essas ótimas dicas e resolvi compartilhar com vocês. 

1 – Desapegue!
Ter novos jogos de lençol é sempre estimulante - como a moda, eles acompanham tendência de cores e estampas. Mas a sugestão aqui é: sempre que comprar um novo jogo, doe um jogo antigo. O ideal é ter quatro bons jogos para revezar no dia a dia. “Enquanto um conjunto está sendo usado, outro está na lavanderia e, na gaveta, há ainda outros dois prontos para a troca”, explica a consultora em organização, Regiane Deppe. Ter muitas peças ocupa um espaço excessivo dentro do armário e dificilmente todos os jogos são de fato utilizados.
2 – Sempre juntos
O principal fator para manter os lençóis organizados é guardar as peças dos jogos completos sempre juntas. Regiane recomenda empilhar o lençol de baixo e as fronhas, cobrindo-os com o lençol de cima, de modo a formar um volume único. Outras opções são as capas próprias para lençóis. Pode-se ainda utilizar uma das fronhas como capa, envolvendo os demais itens do jogo. Neste último caso, contudo, é preciso ter cuidado: “A fronha é a peça mais sensível, pois fica em contato com o rosto. Quem sofre com alergias, por exemplo, deve evitar esse método que a deixa mais exposta à poeira, mesmo dentro do armário”, sugere a personal organizer Ingrid Lisboa.
3 – Prateleiras
Prateleiras são ideais para guardar os lençóis: ali os jogos podem ser empilhados e todas as peças ficam à vista. “Para manter um bom visual, faça as dobras de cada conjunto do mesmo tamanho. Uma opção é usar um molde de papelão ou uma revista como gabarito, para guiar as dimensões da dobra”, recomenda Regiane Deppe. Colocar o jogo que acabou de ser lavado sempre embaixo da pilha ajuda a garantir o rodízio de todos os conjuntos.
4 – Gavetas
Se o espaço é restrito e os lençóis precisam ficar em gavetas, Regiane dá uma sugestão: posicione os conjuntos em forma de cascata – assim todos ficam com uma porção à vista, o que facilita na hora de escolher qual usar. Outra dica é dispor os conjuntos dentro de capas (como já foi sugerido anteriormente): “Há capas para lençóis feitas de algodão no fundo e plástico no topo - elas podem ser empilhadas na gaveta sem fazer bagunça, ao mesmo tempo em que deixam o conteúdo à vista”, indica Ingrid Lisboa.
5 – Trocas semanais
As especialistas indicam que o ideal é trocar a roupa de cama uma vez por semana. “É preciso observar o uso de cada pessoa. Quem produz mais suor pode ter que trocar o lençol com mais frequência, por exemplo”, ressalta Ingrid. A profissional destaca que usar a mesma peça por muito tempo pode ser prejudicial para a conservação, pois o tecido acumula mais sujeira e exige mais produtos químicos na hora na lavagem.
6 – Perfume
Para manter as peças cheirosas há várias opções: alguns aromatizantes podem ser incluídos na lavagem, dentro da máquina; as águas de lençóis são indicadas na hora de passar e os sachês perfumados podem ser posicionados próximos aos lençóis, ao guardar. Para evitar mofo ou traças, as personal organizers recomendam colocar bolas de cedro nas gavetas ou prateleiras.
7 – Qualidade
“Os lençóis de algodão puro, a partir de 200 fios, são mais duráveis. Eles são mais macios, não esquentam como os de polyester, e podem durar por anos”. Ou seja, sua pilha de lençóis merece investimento. Opte por lençois de qualidade para compôr aqueles seus quatro jogos de cama que embelezarão suas noites.
Texto e foto- http://casa.abril.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Será um prazer ler seu comentário. Porém
NÃO PUBLICAREMOS
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.



Gostou Compartilhe

leia mais



ultimas postagens

Arquivo

Marcadores

visualizações

Uso das imagens

Algumas das imagens aqui divulgadas não são de minha autoria. Se alguma imagem for sua e você desejar que ela seja creditada ou retirada, por favor, entre em contato.